casaquinho-de-bebe-recém-nascido-com-ponto-manta-em-crochê
Receita do quadrado
Forme uma rodela com 6 correntinhas, levante 3 correntinhas para a carreira seguinte, faça 2 pontos altos, completando 3 com ela. A seguir faça mais 3 correntinhas e 3 pontos altos, mais 3 correntinhas e 3 pontos altos e mais uma vez 3 correntinhas que fixa-se no começo do trabalho. Formando-se assim um pequeno quadrado. Levanta-se 5 correntinhas para a carreira seguinte. Na argola formada anteriormente faremos 3 pontos altos, 3 correntinhas e 3 pontos altos. A seguir 4 correntinhas mais o preenchimento da argola novamente com 3 pontos altos, 3 correntinhas e 3 pontos altos. Siga o mesmo esquema até chegar na última argola onde 3 corr. daquelas 5 iniciais formarão o terceiro e último ponto, fechando a carreira com ponto baixo sempre. Continue o procedimento por 4 carreiras para este tamanho de casaquinho. Para tamanhos maiores faça dois ou três quadrados de 3 carr. e costure-os a mão antes de levantar os pontos do restante do casaco. Eu prefiro levantar os pontos do que fixa-los no final, pois sempre dá alguma diferença quando o trabalho é feito separadamente.
Montagem do corpo
Observe se seu ponto é apertado ou solto e faça uma carreira a mais se necessário. Meu ponto alto costuma ser bem alto para render o trabalho.
Levante 25 pontos de uma das laterais do quadrado para continuar o casaco. Se quiser minha dica faça ponto altíssimo que fica tão bonito quanto os outros e rende em rapidez. Para quem não conhece faz-se a laçada normal do ponto alto só que depois que sair a argola da casa façã primeiro uma argola, depois a segunda argola e só então junte a argola e a laçada e a seguir arremate as duas argolas que sobram. Se preferir um trabalho bem delicado, já faça o oposto, faça um ponto médio que para roupinhas de bebê fica uma fofura, aquele que se mata o ponto em duas etapas.
Desculpe por não dar a receita em cm hoje, mas minha fita métrica sumiu. Até a cava são 4 carr de ponto altíssimo ou 3 dedos de altura para que se arremate dois pontos na cava e comece a arrematar 1 ponto por carreira no decote. A cava se arremata somente 2 e segue reto o trabalho. Na minha amostra foram feitas 9 carr de ponto altíssimo, deixando de arrematar pontos do decote ao completar 15 pontos para o ombro. Aí segue-se reto o que faltar.
As mangas
casaquinho em crochê recém nascido ponto mantaDepois de costurar os ombros fica fácil puxar os pontos fazendo uma carreira de ponto medio, levanta-se 50 pontos, sendo 25 de cada lado. Evite formar furos nas carreiras colocando a agulha no meio dos pontos para levantar os pontos da manga. Minha amostra ficou com 15 carreiras para uma manga simples. Neste modelo adicionei mais 5 em lã branca para virar o punho.
Acabamento
Depois de costurar o casaco resolvi levantar pontos no quadrado e fiz duas carreiras frente e costas que pode ser de um ponto médio ou baixo só para realçar o trabalho e dar um acabamento ao quadrado que fica meio solto sem este cuidado.
Costas
Coloquei 45 pontos para as costas e fui medindo com a frente a altura da cava que também mata-se somente 2 pontos. Boa sorte amigas, me mandem comentários, dúvidas ou fotos de seus trabalhos. Até mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário