sábado, 17 de dezembro de 2016

Conjunto para bebê em crochê

                                                        Conjunto para bebê em crochê


CASAQUINHO-Casaquinho fácil de crochê elaborado com lã Pingouin Baby e agulha tam 2,00 da Círculo.
Este ponto é muito interessante porque não é nada além de um acabamento muito usado como biquinhos no final de um trabalho, que transformado em ponto fantasia surtiu um efeito bonito e diferente nesta peça e decidi compartilhar com as leitoras a minha surpresa. Foi engraçado, depois de quebrar a cabeça decifrando um gráfico de uma revista, reconhecer o ponto como simplesmente um acabamento que eu já conhecia e muito comum. Porém o resultado como ponto foi fantástico, a peça ficou diferente, parece que o ponto é complicadíssimo pela beleza do resultado. Sai do lugar comum é o que eu quero dizer, pois o ponto fica na diagonal direita em uma carreira e na diagonal esquerda na carreira seguinte, seguindo este padrão diagonal em vez de pontos retos que estamos acostumados a encontrar na maioria das receitas.

casaquinho para bebê em crochê ponto fácil com receita em lã Pingouin

Receita para tam 2 meses

33 pontos para as frentes e 60 para as costas. Vale lembrar que esta lã é cintilante, bonita e macia, mas por ser mais grossa, rende menos que outras em metragem. Meu objetivo era fazer as mangas em ponto trabalhado mas a lã não teria sido suficiente e passaria do meu propósito de ensinar peças econômicas. Este tamanho normalmente leva 3 novelos de 40g, quanto mais fina a lã maior o rendimento para fazer pontos trabalhados na peça inteira por exemplo. Nesta amostra usei a dica que já mencionei anteriormente de usar ponto altíssimo que rende mais e dá mais rapidez. Quem quiser uma peça mais enfeitada, como disse, esta lã é linda, mas precisará de mais 1 novelo para as mangas trabalhadas ou 2 para a peça inteira trabalhada.

Fiz 2 carr de barra com ponto médio.

Ponto fantasia
1a carr. - Deixe 2 pontos de borda em ponto alto normal, aí faça 1 ponto baixo e dele mesmo levante 3 corr e 3 pontos altos saindo da mesma casa do ponto baixo. Estes 4 pontos formados a gente deita eles no trabalho e pula as 3 casas ou 2 dependendo da altura do ponto de cada pessoa. O segredo é apenas cobrir as casas conforme a altura destes pontos e fazer um ponto baixíssimo na casa seguinte fixando-os lateralmente como um biquinho de enfeite. Da casa onde fixamos com o ponto baixíssimo levantamos novamente 3 correntinhas e fazemos 3 pontos altos na mesma casa, deitamos conforme o explicado e continuamos o mesmo processo na carreira toda e deixamos 2 pontos altos de barra, que estarão antecedidos pelo último ponto baixo que fixou o último gomo. Observe este detalhe importante de deixar baixo o último gomo.

2a. carr - Faça os 2 pontos de borda, 1 corr. , 1 ponto baixo fixo na última argola das 3 corr. da carreira anterior. Isso valoriza a ponta do gomo da carr. anterior. levante 3 corr e faça 3 pontos altos, deite-os para pegar com ponto baixo a terceira corr do próximo gomo e assim por diante.                                                                                                                                                                   SAPATINHO-Sapatinho estilo mocassino. Para meninos pode ser feito simples como na primeira foto ou enfeitado com orelhinhas e botões para opções mais fofas e engraçadas. Aqui explicarei a receita e para quem tem noções de crochê é super fácil. A sola do sapato é feita como tapete de forma circular, ou melhor, oval.
RECEITA
Para tam recém-nascido apenas use agulha 1,50 da Círculo para deixar o ponto mais apertado. Para 0 a 2 meses use agulha 2,00 da Circulo para crochê.
Comece com 16 correntinhas, mais 3 para o primeiro ponto e faça a primeira carreira com ponto médio. Ao final, em vez de virar o trabalho para a segunda carreira, levante 3 correntinhas e continue o trabalho em volta de forma circular, fazendo vários pontos nos mesmos buracos de forma ao trabalho ficar plano e faça crochê a volta toda da primeira carreira e arremate com ponto baixíssimo quando chegar ao início dos pontos do canto. Aí com mais 3 corr. repita o procedimento para a segunda carreira sempre na frente do trabalho, método usado para tapetes ovais de crochê. Termine a volta toda também repetindo pontos nos cantos para manter plano o trabalho. Com essas 3 carreiras, inicial e as 2 voltas formamos a sola com ponto médio.
A partir daí, passamos a usar ponto alto e não repetir mais pontos, fazer somente o número exato para que o trabalho comece a formar a virada do sapatinho. Faça 4 carreiras de volta inteira.
Neste modelo, ao contrário do laranja que costuramos simplesmente e deixamos uma abertura para os pezinhos, escolhemos fazer uma tampa que é costurada separadamente.
Esta tampa é feita com 8 corr. iniciais, mais 3 para o primeiro ponto e pode ser feita pelo mesmo método da sola técnica de tapete ou simplesmente da forma mais fácil de completar 3 ou 4 carreiras ida e volta. O importante e fechar a parte de cima do sapatinho um pouco além da metade da abertura para que a abertura não fique grande demais e não segure o pezinho dentro do sapatinho. As aberturas para estes tamanhos variam de 4 a 6 cm no máximo.